quinta-feira, 19 de março de 2015

[ GAME OVER #22 ] 
Dead Island
(Xbox 360)

Encerrei meu ano gamístico de 2014 com um jogo que tinha ótimos ingredientes, porém o modo de preparo não foi muito legal que resultou em um jogo não muito satisfatório para mim! Ou pode ser que não segui a receita direito. Enfim, estou falando de Dead Island..

Atenção! Mudamos de lugar! Você já está sendo redirecionado.. :)

Desenvolvido pela Techland, publicado pela Deep Silver e lançado em 2011, Dead Island causou uma hype muito grande com seu trailer de revelação, cujo chegou até a ganhar vários prêmios. Se ainda não viu, recomendo que veja antes de mais nada:


História

Bom, o jogo se passa na ilha de Banoi, um lugar paradisíaco, onde é muito frequentado por turistas para relaxar e ter paz. Entretanto, algo acontece na ilha e tudo se torna o caos e morte. Você assume o papel de uma das quatros pessoas de um grupo sobrevivente à sua escolha: Purna, Logan, Sam B ou Xian Mei e sua principal missão é simplesmente sobreviver e escapar da ilha.

Cada personagem possui uma história e personalidade diferente, mas creio que sua escolha não mude em nada na história do jogo, pois eles sempre andarão juntos durante a trama, mesmo que você jogue sozinho. Entretanto, cada um possui uma classe de arma preferida e habilidade de fúria (fury skills) única. Enfim, eu acabei escolhendo o Logan, um ex-astro de futebol americano, sem nenhum motivo específico.. hehe

Jogabilidade

O jogo é de tiro em primeira pessoa (FPS) de mundo aberto, porém, a maior parte do tempo você utiliza armas brancas, tais como pás, canos, facas, espadas, pedaço de madeiras, remo, enfim, quase qualquer coisa que possa usar para bater! Mas sim, o jogo também possui armas de fogo, porém são mais utilizadas contra inimigos humanos.

Todas as armas possui os seguintes parâmetros:

  • Dano - é o estrago que a arma faz à vida dos inimigos.
  • Força - é o estrago que a arma faz à stamina dos inimigos.
  • Manuseio - quanto mais fácil de manusear a arma, menos stamina ela te consume.
  • Durabilidade - é o quanto ataques a arma dura.
  • Condição - é o estado atual da arma.
Além disso, cada arma possui um nível de qualidade: comum (branca), incomum (verde), rara (azul), única e excepcional (violeta). E ainda você pode modificar, realizar upgrade e reparar as armas em bancadas de trabalhos (muito semelhantes com as de The Last of Us).

Bom, voltando aos personagens... Como disse à cima, você faz parte de um grupo de quatro sobreviventes, sendo assim, você pode optar por jogar sozinho (como eu fiz) ou então, no modo que deve ser mais divertido, em co-op com mais três amigos online. Nesta segunda opção, você pode decidir se quer jogar com jogadores desconhecidos ou somente com seus amigos mesmo. Entretanto, se você decidir jogar sozinho, você não verá o restante do grupo durante o jogo, somente durante as cut-scenes.

Conforme você enfrenta os inimigos, você ganha pontos de experiência e sobe de nível. A cada nível alcançado, você também ganha pontos de habilidades que são usados para comprar novas habilidades e bônus. Há três "árvores" de habilidades disponíveis, cada uma contendo um conjunto diferente de melhorias: fúria, combate e sobrevivência.

Sua vida é medida através de uma barra de saúde, onde se você for atingido por inimigo, você só consegue recuperar com energéticos, barras de chocolates, frutas e kits de primeiros socorros espalhados pela ilha. Além disso, você também possui uma barra de stamina, que é gasta quando você dá golpes em um inimigo ou quando está correndo e para recuperá-la, basta dar um tempo e descansar, o que pode ser perigoso às vezes.

Inimigos


A variedade de inimigos é razoável, sendo a maioria zumbis mesmo, mas você também enfrenta humanos como já é de praxe na temática de zumbis.. Conheça cada um deles:

  • Walkers - são lentos e fáceis de derrotar, mas tem que tomar cuidado quando for enfrentar um grupo deles.
  • Infected - são rápidos e ágeis, mas não são difíceis de derrotar. Eles anunciam sua presença com um grito que ao ouvir se prepare, pois eles aparecem correndo de qualquer direção.
  • Floaters - são lentos, porém são capazes de espirrar um ácido corrosivo que te tiram vida e visibilidade. São meio chatinhos de derrotar.
  • Rams - são rápidos e forte. É um dos inimigos mais difíceis de derrotar, pois eles vem correndo em sua direção para te acertar com uma trombada que te tira muita vida, bem ao estilo Shao Kan de Mortal Kombat! rs
  • Butchers - são rápidos e feroz. Eles te atacam com seus braços cortados como se fossem espadas. Também são muito chatos de derrotar.
  • Suiciders - são lentos, porém quando chegam perto de você, eles entram em processo de suicídio, ou seja, eles explodem lhe causando morte instantânea se não conseguir fugir à tempo.
  • Thug - são lentos e forte, o soco dele é capaz de te mandar longe. Ele possui um grito semelhante ao do Nemesis de Resident Evil 3. hehe.. Uma manha para derrotá-lo é fazê-lo ele te perseguir (ele vem lentamente) e abrir uma boa distância dele, assim ele irá desistir e virará de costa para retornar ao seu local inicial, nessa hora você vem e acerta porrada nele, mas fica esperto, depois da primeira pancada, ele já vira te dando soco. hehe
  • Humans - são inimigos que aparecem somente em algumas partes do jogo. A melhor forma de matá-los é com arma de fogo mesmo, pois na maioria das vezes, você tem contato á distância, pois eles também estão armados e atiram em você.

Gráficos e som

E por fim o jogo possui gráficos muito bons, não são ótimos, mas são completamente aceitáveis para o nível do Xbox 360 (ou do PS3). A ilha é muito bem detalhada com muita variedade de ambientes. Já o som eu achei um pouco fraco, pois como eu jogo com fone de ouvido, às vezes, não dá para perceber de qual direção o inimigo está vindo ou até mesmo se ele já morreu. Porém, a trilha sonora é boa!


Resumindo

O jogo tinha tudo para ser um excelente jogo, porém, no início senti o jogo muito maçante, se resumindo a ir de um ponto à outro com muitas missões que eram basicamente fazer um favor para alguém. Isso sem contar as side quests que simplesmente deixei de lado, pois senão não iria aguentar chegar ao final. Mas depois de uma certa parte, até que o jogo se torna interessante, mesmo assim, não me agradou tanto!

Dead Island

Xbox 360


Desenvolvido por: Techland
Publicado por: Deep Silver
Lançado em: 2011
Gênero: FPS / Survival Horror

Finalizado em: 31 de Dezembro de 2014
Nota: 7.5