quinta-feira, 11 de setembro de 2014

[ GAME OVER #19 ] 
Medal of Honor
(PlayStation)

Já fazia um tempinho que queria relembrar Medal of Honor (sim, o primeiro deles) que resolvi jogá-lo mesmo com uma lista enorme de jogos para terminar/jogar...

Atenção! Mudamos de lugar! Você já está sendo redirecionado.. :)

Lançado em 1999 pela Electronic Arts e desenvolvido pela DreamWorks Interactive (agora EA Los Angeles) sob consultoria de ninguém menos que Steven Spielberg! Medal of Honor é um FPS (First Person Shooter) ambientado durante a Segunda Guerra Mundial para o bom e velho de guerra PlayStation, ou seja, época em que jogos de tiro não estavam saturados no mercado.

Cheguei a jogá-lo e terminá-lo na época de lançamento, pois eu estava no meu auge do PS1 (um dos consoles que mais joguei na vida) e jogá-lo novamente agora foi uma experiência bastante interessante, principalmente depois de toda essa evolução de jogos FPS.

É os jogos evoluíram um pouquinho!
(Esq.: Medal of Honor (PS1) e Dir.: Medal of Honor: Warfighter (PS3))

A primeira coisa que se estranha é a jogabilidade, que é bem diferente dos jogos atuais do gênero. Você tem que praticamente esquecer o segundo analógico para jogar, por exemplo, para mirar, você tem segurar o R2 e direcionar o tiro com o primeiro analógico e depois atirar apertando o botão X. Os botões L1 e R1 te movimentam de um lado para outro olhando sempre para frente (como se fosse um siri..rs) que te auxiliam bastante, eu particularmente, usei muito este recurso. Enfim, demorei alguns minutos para me acostumar com a jogabilidade, mas depois que peguei o jeito novamente, ela chega ser até muito boa!

Uma coisa legal do jogo é que ele realmente te põe num clima de guerra, pois você escuta ao fundo alemães conversando, cachorros latindo e barulhos de tiros sem saber da onde e o que está por vir, chega a ser até um pouco tenso. Acho que tem um dedinho de Spielberg nisso!

Por falar em tenso, tem algumas missões, que você se torna praticamente um espião infiltrado disfarçado com o uniforme inimigo, onde não pode dar mole, pois se os inimigos desconfiarem, eles soarão o alarme, aí a coisa fica bem complicada! :)

Meu nome é Patterson, Jimmy Patterson!

A inteligência artificial dos inimigos é bem inovadora para a época, por exemplo, se você jogar uma granada contra um inimigo, ele a pega e joga de volta contra você. Além disso, a primeira coisa que eles fazem ao te ver é correr para se proteger antes de atirar em você, se não tem um local seguro, eles deitam no chão e as vezes rolando de um lado para outro para dificultar seu tiro. Ah, e quando você atira neles, dependendo da parte do corpo que você atingir, eles continuam atirando mesmo caído. Muito legal!

Ao todo o jogo possui 7 missões, porém com algumas fases em cada uma delas. e dependendo do seu desempenho, você ganha uma medalha, daí o nome do jogo! :P

Eu particularmente não ganhei muitas medalhas! :(
Meu desempenho!

Enfim, Medal of Honor é um excelente jogo com ótimos gráficos, trilha sonora excelente e boa jogabilidade! Recomendo para quem gosta de FPS, principalmente para sentir a diferença para os jogos atuais. Apesar de não ser um grande fã do gênero, fiquei curioso para jogar agora o Goldeneye 007 e o Perfect Dark -ambos do Nintendo 64- para comparar, pois existia um mimimi entre Sonystas e Nintendistas na época!

Minha nota para este clássico é 9.0! E você? O que acha deste jogo?

Medal of Honor

PlayStation


Desenvolvido por: DreamWorks Interactive
Publicado por: Electronic Arts
Lançado em: 1999
Gênero: Tiro em primeira pessoa (FPS)

Finalizado em: 16 de Agosto de 2014
Nota: 9.0