domingo, 23 de junho de 2013

[ GAME OVER #07 ] 
The Last of Us
(PlayStation 3)

Cara, que jogo fantástico! Não é a toa que recebeu notas altíssimas das críticas especializadas! The Last of Us conseguiu unir drama, ação, aventura, suspense, terror e até stealth num jogo só! Desenvolvido pela Naughty Dog (mesmo criadores da série Uncharted) e lançado este mês (Junho/2013), o jogo é mais um exclusivo para a biblioteca do PlayStation 3!

Atenção! Mudamos de lugar! Você já está sendo redirecionado.. :)

História

A história do jogo acontece em um mundo pós-apocalíptico, onde os seres humanos estão quase em extinção devido a uma praga (fungos) que transforma as pessoas em uma espécie de zumbi. Você assume o controle de Joel, um durão sobrevivente veterano que de repente se vê "obrigado" a ajudar a jovem garota Ellie a chegar a um local seguro, e para isto, terão atravessar algumas cidades do ponto A à B! Não dá para se aprofundar muito na história sem estragar as surpresas que você terá durante o jogo, mas posso dizer que a história é muito envolvente e logo você se apegará muito com os personagens Joel e Ellie, pois os mesmos possuem personalidade e alma, você sente isso durante o jogo!

Os gráficos do jogo são impressionantes!

Apesar de ser um jogo totalmente linear, a imersão e a riqueza dos detalhes dos cenários criados são de impressionar até mesmo os jogadores de PC (rs)! Os personagens também estão muito bem feitos, eles conseguem transmitir ao jogador todo seu "sentimento" e carisma! A Naughty Dog conseguiu mostrar todo o poder do PS3 neste jogo! Fico imaginando como que será na próxima geração!

Cenários ricos em detalhes!

As mecânicas do jogo estão incríveis!

A movimentação do personagem e o sistema de combate, tanto corpo-a-corpo quanto com armas, ficaram excelentes! Podemos dizer que é uma versão BEM aprimorada da série Uncharted, porém mais fluida e real! Além disso, as armas e as habilidades de Joel possuem um sistema de evolução bem interessantes e assim como o sistema de criação de novos itens, você deve coletar objetos e suplementos, para realizá-los! E qualquer objeto conta, como por exemplo, se você juntar um pedaço de trapo e álcool, você pode criar um kit de primeiro-socorros, e o mais interessante, com estes mesmos objetos você pode criar um bomba Motolov, você decide o que será melhor para a ocasião!

Os itens podem ser criados a qualquer momento do jogo, basta ter os objetos necessários e combiná-los, entretanto a criação leva um certo tempo (inclusive, este é uma das habilidades de Joel que podem ser aprimoradas), então é bom fazê-los em um local seguro! Com as armas é um pouco diferente, para aprimora-las, você deve coletar peças e encontrar as bancadas exclusivas para isto! Já as habilidades de Joel, são aprimoradas de duas formas, uma é encontrando manuais de treinamentos que lhe ensinam uma nova habilidade, e a outra é através da coleta de cápsulas que aprimoram sua vida, mira e audição por exemplo! Aliás, este último é um dom de Joel, pois possui uma audição incrível, que através do barulho dos inimigos, consegue localiza-los até mesmo por trás de paredes!

Audição apurada!

Um defeito?

Tá, para não dizer que o jogo é perfeito, eis um aspecto que ele peca, a inteligência artificial dos inimigos! Nada que estrague o brilho do jogo, mas muitas vezes os inimigos, que são sensíveis ao som e movimentos, não percebem você atacando um parceiro dele bem próximo à ele, facilitando assim o seu ataque à ele logo em seguida! Depois que você pega as manhas, você consegue atravessar cenários repletos de inimigos sem que eles se alarmem, mas caso você falhe, é melhor se preparar, porque a batalha não será nada fácil!

Multiplayer bacana

O modo multiplayer nada mais é do que o tradicional mata-mata entre equipes (Caçadores ou Vaga-lumes)! Mas o que o deixa mais bacana é que muitos dos elementos do modo campanha estão presentes, como por exemplo, você pode criar novos itens com os objetos coletados; você deve ser cauteloso e silencioso para não chamar a atenção dos seus inimigos; você tem o recurso da audição apurada (por tempo limitado) para localizar seus inimigos.

Versão nacional

O jogo foi totalmente adaptado ao nosso idioma com dublagem, legenda e menus totalmente em português! Por opção própria, joguei com o áudio original com as legendas em português e apesar de ouvir falar que as legendas tem bastante falhas, eu não senti isso durante o jogo! Já a dublagem em português, eu coloquei somente para testar e não curti muito não, mas é uma questão de gosto mesmo!

Troféus

Outra coisa que me incomodou um pouco foi o estilo de troféus adotado no jogo, pois simplesmente não existem troféus intermediários, ou seja, ou você pega todos os itens e ganha um troféu ou nada feito! Não existe um troféu do estilo "colete 50% do itens", você que coletar 100% dos itens! Terminei o jogo com apenas 3 troféus, sendo 2 deles por ter terminado o jogo, o do modo Normal e do modo Easy que vem de lambuja. Além disso, tem quatro troféus que são do modo online! =/


Resumindo

Terminei o jogo em 18 horas e queria mais! Eu acho que o jogo é um fortíssimo candidato ao melhor game deste ano! Gráficos excelentes, jogabilidade muito boa, história envolvente, uma mistura de drama, ação, aventura, stealth, suspense e terror muito bem dosados! Na minha opinião, era o caminho que jogos como Silent Hill e Resident Evil deveriam ter tomados! IMPERDÍVEL!

The Last of Us

PlayStation 3


Desenvolvido por: Naughty Dog
Publicado por: SCEA
Lançado em: 2013
Gênero: Ação

Finalizado em: 20 de Junho de 2013
Troféus:7%
Nota: 10