sexta-feira, 29 de março de 2013

[ GAME OVER #04 ] 
Tomb Raider
(PlayStation 3)

Mais um para a conta e este com certeza estará na briga entre os melhores jogo deste ano! Estamos falando do novo Tomb Raider lançado pela Square-Enix agora neste mês de Março para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.

Atenção! Mudamos de lugar! Você já está sendo redirecionado.. :)

Com produção da Crystal Dynamics, o jogo apresenta o inicio da, digamos assim, "carreira" da musa Lara Croft, ou seja, uma Lara inexperiente e frágil que luta pela sobrevivência numa ilha tropical e misteriosa. A história começa com Lara e seu grupo numa expedição em busca de um lugar inexplorado para gravar um documentário, porém o navio onde estavam, o Endurance, é atingido por uma forte tempestade e acaba naufragando. Os sobreviventes acabam indo parar nesta ilha tropical ao redor do Mar do Diabo, e para piorar, a ilha possui uma espécie de maldição e os nativos não deixam ninguém sair da ilha. Lara e o restante da tripulação sobrevivente tem que lutar para sobreviver e conseguir escapar da ilha.

O jogo está fantástico, a narrativa te envolve de uma tal maneira que você não quer mais parar de jogar até ver o final. Porém, ao contrário de Uncharted que possui uma história de aventura com bastante sensor de humor, Tomb Raider possui um clima bastante tenso e triste do início ao fim, é uma verdadeira luta pela sobrevivência.

Os gráficos estão ótimos, a jogabilidade esta excelente, é um jogo que você passa horas jogando e nem percebe. O jogo possui um sistema de evolução muito parecida com o Far Cry 3, onde você evolui suas habilidades (Sobrevivência, caça e exploração) e suas armas (Arco, pistola, rifle e escopeta) conforme avança no jogo. A jogabilidade é bem parecida com a série Uncharted, porém um pouco melhorada, como o cover automático, não sendo necessário apertar um botão para se proteger dos inimigos em um tiroteio, a Lara automaticamente já se enconde! Ainda comparando com Uncharted, senti falta do uso de granadas e da possibilidade de atirar quando se está pendurado na parede, mas nada que prejudique a jogabilidade do jogo, é só uma observação minha! =)

Os gráficos já estão muito bonitos no PS3, imagine no PC então! =)

Para quem gosta de exploração, o jogo conta com bastante itens coletáveis, como tesouros GPS, relíquias, diários, além das tumbas opcionais. Ah, tem também os desafios (challenges) de cada parte da ilha, ou seja, para quem gosta (como eu) é um prato cheio! E mesmo que você termine o jogo sem coletar todos, você pode voltar a ilha para coletá-los e terminar o jogo em 100%.

Eu joguei no modo normal e consegui terminar o jogo em 100% sem muita dificuldade, eu achei o jogo relativamente fácil, porém isso não afetou meu critério de diversão nele e recomendo esse jogo facilmente, pois é realmente é um jogão! E eu aposto que estará concorrendo entre os melhores jogos deste ano, junto com o BioShock Infinite e o The Last of Us (jogos que estou aguardando ansiosamente este ano! =)).

Troféus/Conquistas

Os troféus do single-player se resume a encontrar todos os coletáveis, tumbas, completar todos desafios, evoluir todas suas habilidades e armas, e os de kills, que são os troféus de matar os inimigos de formas diferentes, como matar 75 inimigos com o rifle por exemplo. Porém, um troféu que tem que tomar cuidado para não deixar passar é o Chatterbox, onde você tem que conversar com todos os sobreviventes do Endurance.

Entretanto, tem uma coisa chata para platinar esse jogo, os troféus de multiplayer. São uns 15 troféus e um deles é de chegar ao nível 60. =(

Resumindo

Tomb Raider é um jogão, talvez o melhor da série, e é imperdível para quem é fã do gênero e da série. Quem ainda não jogou está perdendo tempo, a Crystal Dynamics e a Square-Enix atenderam todas as expectativas que tinha sobre esse jogo. Mataram a pau!

Atualização - 04/05/2013:
Finalmente consegui platinar o jogo! A Square-Enix e a Crystal Dynamics pisaram na bola em colocar um troféu que exija que você chegue a nível 60 no Multiplayer, muita sacanagem! Mas a sacanagem seria muito maior se não fosse o update 1.03 onde tiraram o Samurai do troféu Shopaholic, que para ganhá-lo você tem que adquirir todos os personagens e equipamentos do jogo, e para adquirir o Samurai exigia o prestige 2, ou seja, você tinha que chegar ao nível 60 duas ou três vezes para adquiri-lo! Mas ainda bem que consertaram isso e não é mais necessário adquirir o Samurai! Enfim, mais jogo platinado, o oitavo da coleção! =D

Tomb Raider

PlayStation 3


Desenvolvido por: Crystal Dynamics
Publicado por: Square-Enix
Lançado em: 2013
Gênero: Ação

Finalizado em: 23 de Março de 2013
Troféus: Platina
Nota: 10