quarta-feira, 13 de julho de 2011

[ UTILIDADE PÚBLICA ] 
Monte o seu Conector A/V para Mega Drive

Olá pessoal, para quem não sabe no começo deste ano (2011) eu ganhei um Mega Drive modelo asiático do meu cunhado (veja aqui) e desde então vinha sofrendo com a péssima imagem que o adaptador RF transmitia para a TV, com isso fui desmotivado a jogá-lo e deixei um bom tempo o Mega parado (um crime). 

Atenção! Mudamos de lugar! Você já está sendo redirecionado.. :)

E nesse meio tempo, eu encontrei um tutorial na internet que ensinava a montar o seu próprio cabo A/V para o Mega, porém como eu não tenho habilidade técnica para isto, acabei deixando de lado. Mas hoje, eu resolvi tentar, e percebi que é bastante simples, a trabalho maior é conseguir soldar o cabo, mas nada impossível.

Bom chega de conversa e vamos ao procedimento, primeiramente estamos falando de um cabo A/V para o Mega Drive asiático (ou similar) que possua a saída AV no formato do conector DIN, assim:

Mega Drive modelo asiático com saída A/V do conector DIN

Bom, em segundo lugar, não me responsabilizo sobre qualquer dano que seu videogame sofrer! Afinal, é um procedimento que encontrei na internet e não é de minha autoria! Enfim, o que você precisa para fazer o cabo é:

  • 1 conector DIN macho de 5 pinos (igual aqueles de teclados antigos);
  • 2 conectores RCA machos;
  • 2 pares de fios com duas vias;
  • Ferro de soldar e estanho;

É um material fácil e barato de se achar, talvez o conector DIN que está ficando mais difícil de conseguir. Bom, após conseguir os materiais, veja a pinagem do conector DIN:

Pinagem do conector DIN vista de frente como a imagem abaixo

Conector DIN visto de frente

Lembrando que a pinagem é com vista frontal do conector DIN, sendo assim para fazer o cabo, só serão utilizados os pinos 1, 3 e 5, sendo o pino 1 o sinal de vídeo, o pino 5 o sinal de áudio e o pino 3 o terra.

Sabendo disso, só o que você precisa fazer agora é soldar os pinos 1 e 3, cada um no devido lugar do conector RCA de vídeo e soldar os pinos 3 e 5 nos devidos lugares do conector RCA para o áudio. E pronto, seu cabo A/V está feito! E o resultado é excelente, a imagem ficou perfeita!

Via SaturnOz